Tempo: 4/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 6 doses

Parti de uma receita de uma Teleculinária para fazer este prato de bacalhau mas ao meu gosto. Fica delicioso e vale a pena algum trabalho que se possa ter na sua confecção. Experimentem e depois digam-me se tenho ou não razão.

INGREDIENTES
1 kg de bacalhau;
1 dl de azeite + 3 colheres de sopa;
3 dentes de alho;
2 cebolas grandes;
1 copo de vinho branco;
1 kg de tomate;
1 frasco pequeno de pimentos de piquillo (encontram-se à venda em quase todos os hipermercados) ou de pimentos vermelhos assados;
sal e pimenta;
1 kg de batatas fritas às rodelas;
3 fatias de broa.

PREPARAÇÃO
Coza o bacalhau em lume brando e não o deixe demasiado cozido para que lasque. Deixe arrefecer um pouco e prepare-o, retirando peles e espinhas. Leve uma panela ao lume com o azeite e quando aquecer um pouco acrescente as cebolas e os alhos, deixando refogar até que as cebolas tenham reduzido mas sem ficarem escuras. Depois junte o tomate picado sem pele nem sementes, mexa, tempere de sal e pimenta ao seu gosto e adicione os pimentos picados (pode guardar alguns para enfeitar). Vá mexendo até ficar com pouco molho, adicionando então o vinho branco e deixe ao lume por mais uns 2 minutos. Frite as batatas às rodelas e tempere-as com uma pitada de sal e pimenta. Cubra o fundo de um pirex com uma camada de molho, ponha as lascas de bacalhau por cima e depois as batatas fritas. Vá fazendo camadas até acabar os ingredientes. Pique a broa juntamente com 3 colheres de sopa de azeite e tape a última camada com este preparado. Decore com umas tiras de pimento e leve ao forno pré aquecido a 180ºC. Sirva bem quente.

Anúncios