Tempo: 3/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 10 fatias

Este é um bolo para apreciadores de coco. Pode substituir o recheio por outros à escolha tais como chantilly ou creme de chocolate. Usei Ginjinha caseira mas pode substituir por Vinho do Porto ou mesmo essência de Baunilha, reduzindo neste caso a quantidade, como abaixo explico.

BOLO

INGREDIENTES
6 ovos;
250 gr de açúcar;
150 gr de farinha sem fermento;
100 gr de coco ralado;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de sopa de Ginjinha, Vinho do Porto ou 1 colher de chá de essência de baunilha;
1 dl de leite.

PREPARAÇÃO
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda sem furo e polvilhe-a com farinha. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Acrescente o licor e o leite e mexa. Em seguida adicione o coco, a farinha e o fermento em pó, misturando até ficar um creme uniforme. Bata as claras em castelo, misture 1/3 na massa e as restantes devem ser incorporadas aos poucos e envolvendo cuidadosamente, sem bater. Deite o preparado na forma e leve ao forno a cozer. Deixe arrefecer uns 10 minutos antes de desenformar . O bolo deve estar completamente frio antes de ser recheado e coberto.

RECHEIO

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado;
1 dl de leite;
1 colher de chá de Ginjinha, Vinho do Porto ou 1 colher de café de essência de baunilha;
12 ginjinhas descaroçadas (das do licor);
1 colher de sopa de farinha de arroz;
2 gemas;
2 colheres de sopa de manteiga.

PREPARAÇÃO
Dilua a farinha de arroz no leite e junte ao leite condensado, misturando bem. Bata as gemas com um garfo, acrescente-as ao preparado anterior até ficar um creme liso. Incorpore o licor e as ginjas e leve ao lume até engrossar. Retire do lume e acrescente a manteiga, misturando com uma vara de arames. Deixe arrefecer antes de usar.

Depois do bolo frio corte-o ao meio e recheie com metade do creme, usando o restante para o cobrir.

Anúncios