Tempo: 3/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 6 unidades

Uma forma agradável e diferente de comer peixe, neste caso pescada, mas que podem substituir por qualquer outro de carne branca. Esta receita tem por base uma do Mestre Silva, com quem muito aprendi a ver cozinhar na televisão.

INGREDIENTES
1 base de massa folhada de compra;
350 gr de pescada previamente cozida em água temperada com sal, 1 folha de louro, salsa e uns grãos de pimenta;
60 gr de margarina;
60 gr de farinha sem fermento;
6 dl de leite quente;
2 colheres de café de sal fino;
1 colher de café de pimenta moída no momento;
1 colher de café de mostarda em pó;
1/2 colher de café de noz moscada;
1 gema;
1 colher de sobremesa de sumo de limão;
3 pezinhos de salsa picada finamente.

PREPARAÇÃO
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal (pode ser o que vem na embalagem), coloque a placa de massa folhada e pincele-a com água fria. Por cima da massa coloque um prato de base inferior, e com a ponta de uma faca vinque bem os contornos do prato. Retire o prato e corte a rodela inferior em cruz. Leve a cozer e quando crescer e ficar douradinha, reduza o forno para os 180ºC e deixe acabar de cozer. Ainda quente, separe os 4 pedaços. Coque o recheio e cubra com a tampa.

Agora o recheio: depois da pescada cozida, retire a pele e as espinhas e reserve. Num tacho, leve ao lume a margarina a derreter e deixe alourar um pouco, sem deixar queimar. Junte a farinha e mexa bem para a envolver. Aos poucos e mexendo sempre, acrescente o leite e deixe cozinhar durante 1 minuto. Retire do lume e adicione a gema. Quando estiver um creme uniforme, tempere com o sal, a pimenta, a noz moscada, a mostarda em pó e o sumo de limão. Por último, o peixe desfiado e a salsa picada.

Anúncios