Tempo: 4/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 8 doses

Este é um empadão um pouco diferente porque além de carne picada também usei salsichas frescas. Apesar de a sua preparação ser um pouco demorada, não é de difícil confecção e só necessita de uma salada a acompanhar para ficar uma refeição completa.

INGREDIENTES
6 salsichas frescas;
1,200 kg de carne de porco picada;
2 cebolas grandes picadas;
3 dentes de alho picados;
4 colheres de sopa de azeite;
1/4  de colher de café de gengibre em pó;
1 colher de café de pimentão fumado;
1/2 colher de café de 5 especiarias chinesas (opcional);
1 pitada de noz moscada;
4 colheres de sopa de polpa de tomate;
150 ml de vinho branco;
1/4 de colher de café de sumak (opcional);
1/2 colher de café de folhas de coentros secas;
sal e pimenta a gosto;
1 gema;
1 colher de sopa de leite;
1 kg de puré de batata.

PREPARAÇÃO
Num tacho largo coloque o azeite, as cebolas e os alhos picados e deixe refogar um pouco. Adicione a carne picada, mexa e tempere de sal e pimenta a gosto. Acrescente todos os outros ingredientes, excepto as salsichas frescas, a gema, o leite e o puré de batata. Deixe cozinhar em lume brando. Entretanto faça o puré de batata e coloque metade num pirex, cubra com o preparado de carne picada. Retire a pele às salsichas frescas e espalhe-as sobre a carne. Tape com o resto do puré, pincele com a gema de ovo previamente misturada com a colher de sopa de leite. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe dourar bem e cozinhar as salsichas.
Nota: muitos preferem fazer puré do instantâneo. No entanto, eu prefiro caseiro. Se tem dúvidas quanto à preparação do puré, visite este link.

Anúncios