Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 4/5

Quantidade: 16 fatias

É um bolo para dias de festa já que, além de demorado, também a sua confecção não é das mais fáceis. No entanto aconselho vivamente a experimentá-lo, de certeza que dará por bem empregue cada minuto em que esteve na cozinha a prepará-lo.

Bolo

INGREDIENTES
3 gemas;
7 claras;
250 gr de açúcar;
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
200 gr de farinha com fermento;
raspa de 1 limão.

PREPARAÇÃO
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme homogéneo. Adicione as gemas uma a uma, batendo entre cada adição. Junte a raspa de limão. Intercale a farinha com as claras batidas em castelo e envolva delicadamente. Unte e enfarinhe uma forma redonda sem buraco e leve ao forno. Deite a massa e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC. Deixe arrefecer completamente antes de rechear com creme pasteleiro e cubra com o creme de chocolate.

Creme de Chocolate

INGREDIENTES
250 gr de chocolate (negro ou de leite conforme a sua preferência);
2 dl de natas;
150 ml de leite;
50 gr de margarina.

PREPARAÇÃO
Num tacho coloque as natas, o leite e o chocolate partido em pedaços pequenos. Leve ao lume e vá mexendo até que o chocolate derreta. Retire do lume, junte a margarina e mexa até que a margarina se dissolva no preparado de chocolate. Depois de arrefecer leve ao frigorífico 24h antes de utilizar.

Creme Pasteleiro

INGREDIENTES
4 gemas;
100 gr de açúcar;
50 gr de amido de milho;
500 ml de leite;
1 vagem de baunilha.

PREPARAÇÃO
Abra a vagem de baunilha ao meio (no sentido do comprimento) e raspe as sementes para um tacho. Coloque o leite e a vagem de baunilha e leve ao lume até que o leite comece a ferver. Deixe repousar 10 minutos para concentrar o sabor da baunilha. Retire a vagem. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Deite o leite, aos poucos, no creme, mexendo sempre com uma vara de arames. Verta este preparado no tacho e leve a lume brando, mexendo sempre, até ficar espesso. Sem parar de mexer, deixe 1 minuto ao lume para cozer a farinha (cuidado para não deixar criar grumos). Retire e com a vara de arames mexa durante 1 minuto. Na hora de utilizar, bata o creme com a batedeira para que fique fofo e homogéneo.

MONTAGEM

Abra o bolo ao meio e cubra a base com o creme pasteleiro. O creme não deve ir até ao rebordo exterior para não escorrer quando tapar com a outra metade do bolo. Cubra todo o bolo com o creme de chocolate e enfeite o cimo do bolo com frutos vermelhos. Eu decorei também com fios de ovos. Leve ao frigorífico até ao momento de servir.

Anúncios