Tempo 3/5

Dificuldade 3/5

Custo 3/5

Quantidade: 12 a 14 fatias

Fazer Bolo Rei em casa tem a vantagem de poder escolher os frutos secos e cristalizados que mais gosta. Se usar um preparado de Brioche e tiver uma máquina de pão, não dá trabalho nenhum. Escolhi a dificuldade 3, para a eventualidade de ter de amassar à mão.

INGREDIENTES
500 gr de preparado de Brioche;
180 ml de água morna;
50 ml de sumo de laranja;
raspa de 1 laranja;
50 ml de vinho abafado (ou vinho do Porto);
100 gr de fruta cristalizada;
100 gr de frutos secos;
1 gema de ovo;
1 colher de sobremesa de leite;
papel manteiga para forrar tabuleiro;
frutos secos e cristalizados para decorar;
açúcar em pó para decorar.

PREPARAÇÃO
Se tiver máquina de pão, coloque a água, o sumo de laranja, o vinho abafado ou do Porto. Em seguida junte a farinha e a raspa de laranja. Programe a máquina para “pasta de massa”, que demora 15 minutos. Quando terminar, repita o programa. Por fim programe a máquina para “massa” e quando der o sinal para adicionar o que pretender, junte os frutos secos e cristalizados partidos em pedaços. Deixe terminar o programa. Coloque 1 folha de papel manteiga num tabuleiro, transfira a massa e dê-lhe a forma de coroa. No buraco coloque, por exemplo, um pequeno pirex redondo ou uma forma pequena ou uma taça inox forrada com papel de alumínio, para que a massa não se junte ao cozer. Com um garfo bata a gema e o leite, pincele o bolo e decore com frutos secos ou cristalizados a gosto. Deixe 30 minutos a repousar num lugar aquecido, de preferência. Pré-aqueça o forno a 180ºC, leve o bolo a cozer. Quando estiver pronto, retire-o do forno e deixe arrefecer ligeiramente antes de o transferir para, se possível, uma rede até arrefecer completamente. Passe-o para o prato onde o vai servir e enfeite com montinhos de açúcar em pó (facultativo).
Se por não tiver máquina de pão, amasse com uma batedeira ou à mão, a farinha com o sumo e a raspa de laranja, a água e o vinho abafado ou do Porto. No final junte os frutos secos e cristalizados e deixe levedar. Depois de levedar o processo é idêntico.

Anúncios