Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 12 fatias

Este é um bolo para apreciadores de chocolate, pois não só o bolo como o recheio levam cacau. A receita foi retirada de um livro da Donna Hay, “The New Classics”, com ligeiras alterações. Dá algum trabalho a fazer mas vale cada minuto.

BOLO

INGREDIENTES
125 gr de manteiga sem sal;
250 ml de água;
40 gr de cacau;
350 gr de açúcar;
2 ovos;
300 de farinha com fermento;
125 ml de buttermilk;
1 colher de chá de extracto de baunilha.

PREPARAÇÃO
Aquecer o forno a 180ºC.
Caso não encontre buttermilk, junte 1 colher de sobremesa de sumo de limão a 125 ml de leite e deixe repousar por 10 minutos.
Coloque a água, o cacau e a manteiga num tacho e leve a lume médio até que a manteiga esteja derretida. Envolva tudo com uma vara de arames.
Misture o açúcar com a farinha e acrescente o creme de manteiga e cacau, mexendo bem. Sem bater demasiado a massa, acrescente os ovos, o extracto de baunilha e o buttermilk (ou a mistura de leite e sumo de limão). Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal para facilitar na hora de desenformar. Deite a massa do bolo e leve ao forno. Se for necessário, a meio da cozedura, cubra o bolo com papel manteiga para não queimar.
Depois de cozido deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar. Só depois de completamente frio o deve rechear.

RECHEIO E COBERTURA

INGREDIENTES
100 gr de manteiga sem sal, ligeiramente amolecida;
500 gr de queijo creme;
300 gr de açúcar em pó;
50 gr de cacau.

PREPARAÇÃO
Bata o queijo e a manteiga com a batedeira até ficar uma mistura cremosa. Misture o açúcar com o cacau e junte-os ao preparado, batendo até obter um creme leve e homogéneo.

MONTAGEM

Corte o bolo em três partes, ponha uma porção de recheio na base, cubra com uma parte do bolo, volte a rechear e cubra com o topo do bolo. Com o creme restante cubra todo o bolo.

Anúncios