Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 25 a 30 unidades

São uns pastéis para fazer com tempo, pois são um pouco demorados. Convém não esquecer que a massa não pode ser trabalhada em demasia para evitar que fique com muita elasticidade. Também a quantidade de água depende da capacidade de absorção da farinha.

MASSA

INGREDIENTES
350 gr de farinha;
200 ml de água;
50 gr de manteiga;
1 pitada de sal;
1 colher de sopa de aguardente.

PREPARAÇÃO
Leve ao lume a água e a manteiga até derreter. Numa taça coloque a farinha, a pitada de sal e a aguardente. Depois, e aos poucos, vá acrescentando a mistura de água e manteiga. Quando estiver amassado, faça uma bola, envolva em película aderente e, leve pelo menos 1 hora ao frigorífico, antes de usar.

RECHEIO

INGREDIENTES
25 ml de água;
500 gr de batata doce;
125 gr de açúcar;
raspa de meio limão.

PREPARAÇÃO
Lave, descasque e coza as batatas doces cortadas em pedaços. Depois, escorra-as e deixe sair todo o vapor antes de as reduzir a puré. Leve o açúcar e a água ao lume a fazer ponto de fio (105ºC). Retire do lume, junte o puré de batata e a raspa de limão e leve novamente a lume brando, mexendo sempre, até secar um pouco. Deixe arrefecer completamente antes de usar.

MONTAGEM
Polvilhe ligeiramente com farinha a superfície de trabalho e estenda a massa, deixando-a bem fina. Coloque uma colher de sobremesa de recheio, feche e corte a massa.

FRITURA

INGREDIENTES
Óleo suficiente para que os pastéis fiquem imersos;
açúcar e canela para os polvilhar.

PREPARAÇÃO
Aqueça o óleo numa fritadeira e, quando estiver quente, frite os pastéis, poucos de cada vez. À medida que ficarem fritos, coloque-os sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Em seguida passe-os por uma mistura de açúcar e canela.

Anúncios