Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 4/5

Quantidade: 6 doses

Umas empadas que, apesar de serem um pouco demoradas e trabalhosas, são muito boas. Optei por fazer doses individuais mas, se quiser agilizar um pouco o processo, poderá fazer só uma empada grande.

RECHEIO

INGREDIENTES
1 kg de alcatra de vitela;
1 cebola grande;
50 ml de azeite;
1 colher de café de alho em pó;
sal e pimenta a gosto;
2 cenouras;
1 colher de café de gengibre em pó;
1 colher de café de mostarda em pó;
1 pitada de noz moscada;
1 cerveja preta de 33 cl
350 ml de água.

PREPARAÇÃO
Corte a carne aos cubos e reserve. Pique a cebola e aloure-a no azeite. Junte a carne, mexa, e deixe dourar em lume forte. Tempere de sal e pimenta. Depois, adicione o alho em pó, a noz moscada, o gengibre e a mostarda. Envolva bem, acrescente a cenoura cortada em cubos pequenos e a cerveja. Deixe 2 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando. Por fim junte a água, tape o tacho e deixe cozer em lume brando.

MASSA

INGREDIENTES
250 gr de farinha sem fermento;
125 gr de manteiga fria;
1 pitada de sal;
1 ovo;
50 ml de água;
1 colher de sopa de leite (para pincelar a massa);
1 gema (para pincelar a massa);
grão, feijão ou arroz para colocar sobre a massa na pré-cozedura.

PREPARAÇÃO
Misture a farinha, a pitada de sal e a manteiga cortada em cubos pequenos. Depois, junte o ovo previamente batido com um garfo e a água, que deverá ser adicionada aos poucos. Não deve amassar muito para que a massa não fique rija. Forme uma bola com a massa, envolva-a em película aderente e leve ao frigorífico pelo menos 1 hora antes de a usar.

MONTAGEM
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Reserve 1/3 da massa. Estenda a massa restante e forre as formas. Por cima coloque folha de alumínio e grão. Leve ao forno durante 15 minutos. Depois, retire a folha de alumínio e o grão e encha-as com o recheio, que deverá estar frio. Estenda a massa que reservou e faça tampas para cobrir as tartes. Com uma faca dê um golpe no meio, para que o vapor saia enquanto cozem. Bata a gema com o leite e pincele as tartes. Leve ao forno para acabarem de cozer.

Anúncios