Tempo: 3/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 4 doses

As migas de espargos são um óptimo acompanhamento para pratos de carne. Caso lhe seja possível, deve sempre optar por espargos bravos, pois o sabor é ligeiramente diferente dos de estufa.

INGREDIENTES
1 molho de espargos;
1 folha de louro;
500 gr de pão duro, tipo alentejano;
1 1/4 l de água + água para cozer os espargos;
4 dentes de alho;
sal a gosto;
1 colher de sopa de pingo*;
80 ml de azeite.

PREPARAÇÃO
Arranje os espargos, partindo-os à mão até encontrar resistência, e aproveite só as partes mais tenras. Leve uma panela com água ao lume, e quando começar a ferver junte os espargos. Deixe-os cozer durante 5 minutos, após a água levantar novamente fervura. Depois, escorra-os e passe-os por água fria. Reserve. Entretanto, leve a ferver 1 1/4 l de água. Corte o pão em fatias finas, coloque-as numa taça e junte a água. Tape e deixe repousar durante 10 minutos. Esmague os dentes de alho e leve-os a fritar, juntamente com a folha de louro, na mistura de azeite e pingo. Em seguida, retire a folha de louro e misture o pão. Envolva-o bem, tempere de sal, e desfaça-o com uma colher de pau. Quando conseguir fazer uma bola, junte os espargos bem escorridos, e continue a mexer até que as migas se soltem da frigideira e fiquem com uma crosta fina na superfície.

* Pingo é a gordura onde se fritou carne de porco, temperada com massa de pimentão. Caso não tenha, pode fritar um pouco de chouriça numa colher de sopa de banha, e usar esta gordura.

Anúncios