Tempo: 3/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 6 doses

Este prato é vulgarmente conhecido por Carne de Porco à Alentejana, e há duas versões distintas para a sua origem. Uns defendem que este é um prato típico da cozinha algarvia, e que lhe chamavam à alentejana para denominar a origem da carne, pois os porcos criados nos montados alentejanos tinham fama de serem mais saborosos. Outros defendem que este prato foi criado pelos cristãos novos que residiam no Alentejo, para que não restassem dúvidas da sua conversão. Eu, prefiro chamar-lhe Carne de Porco com Ameijoas.

INGREDIENTES
1,200 kg de pá de porco;
1 kg de ameijoas;
1 folha de louro;
3 de dentes de alho;
1 colher de sopa de massa de pimentão;
100 ml de vinho branco;
1 colher de sopa de banha;
coentros picados para polvilhar.

PREPARAÇÃO
Lave bem as ameijoas e deixe-as 2 horas em água e sal. Corte a carne em cubos e tempere-a com a massa de pimentão, o louro e os dentes de alho fatiados. Deixe 2 horas a marinar. Depois, volte a lavar as ameijoas em água corrente, até que percam toda a areia. Leve a banha a derreter e frite a carne. Em seguida adicione o vinho branco, e quando começar a fervilhar acrescente as ameijoas. Quando as ameijoas estiverem abertas retire do lume e polvilhe com os coentros picados.

Nota: nos ingredientes não referi sal, porque a massa de pimentão normalmente é salgada. Aconselho a provar antes de acrescentar sal.

Anúncios