Tempo: 3/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 8 a 10 fatias

A junção da canela, do chocolate e das raspas de laranjas resulta muito bem. Apesar de recheado é um bolo leve e nada enjoativo. Poderá fazer o bolo e o recheio de véspera, guardando o recheio no frigorífico, e montar o bolo no próprio dia.

BOLO

INGREDIENTES
6 ovos;
125 gr de manteiga;
300 gr de açúcar;
220 gr de pão ralado;
1 colher de café de bicarbonato de sódio;
1 colher de café de fermento em pó;
1 colher de chá de canela;
1 pitada de sal.

PREPARAÇÃO
Unte uma forma redonda com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Polvilhe com pão ralado. Bata bem as gemas com o açúcar, adicione a manteiga amolecida (não derretida) e mexa. Junte o pão ralado, o fermento em pó e o bicarbonato,  mexa até estar tudo bem incorporado. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Envolva no preparado anterior. Deite a massa de bolo na forma, e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC. Depois de cozido retire do forno, e deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

RECHEIO

INGREDIENTES
200 gr de chocolate em barra;
200 gr de manteiga;
4 ovos;
4 folhas de gelatina;
raspas de 1 laranja.

PREPARAÇÃO
Parta o chocolate em pedaços e leve-o a derreter no microondas, juntamente com a manteiga. Misture bem e deixe arrefecer ligeiramente. Coloque as folhas de gelatina num pouco de água para hidratarem. Bata as gemas com as raspas de laranja. Junte o chocolate derretido e misture bem. Escorra as folhas de gelatina e leve-as a derreter, uns segundos, no microondas. Misture a gelatina no creme de chocolate. Bata as claras em castelo e, com cuidado, envolva-as no chocolate. Leve ao frigorífico até solidificar.

MONTAGEM

Retire o creme do frigorífico e mexa-o até ficar um creme fofo e homogéneo. Corte o bolo ao meio e recheie. Pode polvilhar com açúcar em pó.

Anúncios