Tempo: 4/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 8 fatias

Este bolo não fica nada enjoativo, apesar de levar leite condensado no recheio, porque a raspa de limão lhe dá um toque fresco. Não é um bolo muito grande, como pode verificar pela fatia da foto.

BOLO

INGREDIENTES
250 gr de açúcar;
2 ovos;
50 gr de manteiga à temperatura ambiente;
raspa de 1/2 limão;
200 ml de leite;
250 gr de farinha sem fermento;
1 colher de chá de fermento em pó;
manteiga para untar a forma;
farinha para polvilhar a forma.

PREPARAÇÃO
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme esbranquiçado, e sem para de bater adicione as gemas uma a uma. Quando ficar um creme fofo acrescente o leite e a raspa de limão, e misture bem. Peneire a farinha com o fermento em pó, e bata as claras em castelo. Envolva a farinha e as claras alternadamente, até estar um creme homogéneo. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Despeje o creme e leve-o ao forno. Depois do bolo cozido deixe-o arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

CREME

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado;
100 ml de leite;
2 gemas;
50 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1 colher de café de canela;
raspa de 1/2 limão.

PREPARAÇÃO
Com uma vara de arames misture as gemas, o leite condensado, o leite e a manteiga. Leve a lume brando mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer completamente,  e antes de o usar mexa com uma vara de arames até ficar um creme uniforme.

MONTAGEM

Depois do bolo completamente frio corte-o ao meio, na base coloque metade do creme e polvilhe com 1/2 colher de café de canela. Sobreponha a outra metade do bolo e espalhe o restante creme. Polvilhe com o resto da canela e a raspa de 1/2 limão.

Anúncios