Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 4/5

Quantidade: 12 fatias

Este Bolo de Natal é uma adaptação de uma receita do livro de culinária O Mestre Cozinheiro. Usei glacé real para o cobrir mas pode simplesmente polvilhá-lo com açúcar em pó. Caso opte pelo glacé convém fazer e cobrir o bolo de véspera para que seque.

BOLO

INGREDIENTES
250 gr de açúcar;
6 ovos;
250 gr de miolo de amêndoa moído;
80 gr de farinha;
1 colher de chá de fermento em pó;
250 gr de fruta cristalizada picada;
50 gr de manteiga;
1/8 colher de café de cravinho em pó;
1 colher de café de canela;
50 ml de água;
papel vegetal.

PREPARAÇÃO
Junte o açúcar e a água, mexa e leve ao lume a fazer ponto de fio (105ºC). Retire do lume e junte o miolo de amêndoa e as gemas uma a uma, batendo entre cada adição. Junte a manteiga e a canela, misture e leve a lume brando sem para de mexer até derreter algum açúcar que tenha solidificado, o que demora alguns segundos. Retire do lume, adicione a fruta cristalizada e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo. Acrescente 1/3 das claras ao bolo e bata bem para que a massa fique mais leve. Peneire a farinha com o fermento e acrescente-a à massa. Por último envolva delicadamente as restantes claras em castelo. Forre uma forma redonda com papel vegetal, deite a massa e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC. Quando estiver cozido desenforme o bolo, retire-lhe o papel e deixe-o arrefecer completamente.

GLACÉ REAL

INGREDIENTES
1 clara;
250 gr de açúcar em pó;
sumo de limão.

PREPARAÇÃO
Bata a clara com um garfo e vá juntando o açúcar aos poucos. Misture algumas gotas de sumo de limão até obter uma consistência lisa e brilhante. Cubra o bolo depois de completamente frio.

Anúncios