Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 4/5

Quantidade: 6 a 8 doses

Se tiver claras em excesso experimente a fazer este Merengue com Creme de Castanhas, pois é delicioso. Apesar da preparação deste doce ter várias etapas não tem qualquer dificuldade, só precisa de tempo e concentração.

MERENGUE

INGREDIENTES
6 claras;
250 gr de açúcar;
papel vegetal.

PREPARAÇÃO
Bata as claras em castelo até começarem a formar picos suaves. Junte o açúcar aos poucos e sem para de bater, até ficar com um merengue firme e brilhante. Aqueça o forno a 100ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal, faça 3 círculos  e preencha-os com o merengue. Leve ao forno até o merengue secar. Deixe arrefecer dentro do forno sem abrir a porta.

CREME DE CASTANHAS

INGREDIENTES
400 gr de miolo de castanhas cozido;
400 gr de queijo mascarpone;
200 gr de açúcar em pó;
1 colher de café de extracto de baunilha;
6,5 gr de chantiffix.

PREPARAÇÃO
Triture as castanhas com o queijo mascarpone, o açúcar e a baunilha até ficar um creme fofo e homogéneo. Junte o chantiffix e envolva bem.

DOCE DE OVOS

INGREDIENTES
150 gr de açúcar;
75 ml de água;
2 ovos médios;
1 colher de café de amido de milho.

PREPARAÇÃO
Misture o açúcar com a água e leve ao lume a fazer ponto de fio (105ºC). Retire e deixe arrefecer. À parte bata os ovos sem fazer espuma. Desfaça o amido de milho num pouco de calda de açúcar.  Junte aos ovos e mexa. Adicione a restante calda de açúcar, envolva bem e leve a lume médio. Deixe ferver 1 minuto sem para de mexer. Retire do lume e deixe arrefecer. Depois de completamente frio bata com uma vara de arames, até ficar um creme liso e homogéneo.

MONTAGEM

No prato de servir coloque um disco de merengue e cubra com 1/3 do creme de castanhas. Coloque por cima o segundo disco de merengue e use mais 1/3 do creme. Sobreponha o terceiro disco e use o restante creme. Por cima coloque o doce de ovos e deixe escorrer sobre o merengue.

Anúncios