Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 6 doses

Um prato um bocadinho mais demorado mas bastante saboroso. Deverá ter em atenção que a torta não pode ficar demasiado cozida, para não partir ao enrolar. Pode regar a torta com o molho ou servi-lo à parte .

TORTA

INGREDIENTES
600 gr de pescada;
1 cebola;
2 dentes de alho;
1 folha de louro;
1 raminho de salsa;
sal e pimenta a gosto;
50 ml de azeite;
50 gr de margarina;
5 ovos médios;
4 colheres de sopa de farinha sem fermento;
2 colheres de chá de fermento em pó;
2 colheres de café de alho em pó;
2 colheres de chá de cebola em pó;
1/8 de colher de café de noz moscada;
500 ml do caldo de cozer a pescada;
papel vegetal.

PREPARAÇÃO
Tempere a pescada com sal grosso e deixe 1 hora a tomar gosto. Descasque os dentes de alho e a cebola. Lave a salsa e a folha de louro. Num tacho coloque a pescada, o louro, a salsa, a cebola e os dentes de alho. Cubra com água e leve a cozer em lume moderado, com o tacho tapado. Depois coe o caldo e reserve 500 ml. Retire a pele e as espinhas à pescada e triture-a. Leve a manteiga a derreter no azeite, junte a pescada e envolva bem. Tempere com o alho e a cebola em pó, a noz moscada e a pimenta. Adicione e misture a farinha. Regue com o caldo e deixe fervilhar 3 minutos mexendo sempre. Separe as gemas das claras e bata as gemas com um garfo. Reduza o lume para o mínimo, misture as gemas em fio e sem parar de mexer. Envolva bem, retire do lume e deixe arrefecer. Misture o fermento em pó. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e envolva-as no preparado. Prove e se necessário rectifique o sal. Forre um tabuleiro com papel vegetal, deite a massa e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC. Quando a torta estiver cozida vire-a sobre um pano e enrole. Com cuidado passe-a para um prato de servir.

MOLHO DE TOMATE

INGREDIENTES
1 cebola grande;
2 dentes de alho;
500 gr de tomate;
1 cenoura;
30 ml de azeite;
30 ml de vinho branco;
30 ml de água;
sal e pimenta a gosto;
orégãos a gosto.

PREPARAÇÃO
Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Lave, descasque e pique a cenoura. Lave o tomate, retire-lhes a pele e as grainhas e pique-os. Leve o azeite ao lume e refogue a cebola e os alhos. Junte o tomate, o louro e a cenoura. Tempere de sal, pimenta e orégãos. Vá mexendo de vez em quando até o tomate reduzir. Adicione o vinho e a água e deixe apurar. Retire a folha de louro e triture.

Anúncios