Tempo: 3/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 10 a 12 fatias

Poderá parecer estranho fazer um bolo com espinafres mas fica muito saboroso. O corante em gel vai intensificar a cor mas não é indispensável. Aparei o bolo e usei uns pedacinhos esfarelados para decorar.

BOLO

INGREDIENTES
4 ovos;
375 gr de açúcar;
500 gr de farinha com fermento;
230 gr de folhas de espinafres;
1 pitada de corante verde em gel (facultativo);
125 ml de óleo;
1 colher de chá de extracto de baunilha;
margarina para untar a forma;
farinha para polvilhar.

PREPARAÇÃO
Lave as folhas de espinafres e escorra-as bem. Triture os espinafre juntamente com o óleo e reserve. Bata o açúcar com as gemas até ficar um creme fofo. Adicione o puré de espinafres, o corante e o extracto de baunilha. Bata as claras em castelo e peneire a farinha. Vá intercalando as claras e a farinha e envolva na massa sem bater. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Deite a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Depois do bolo cozido deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

GANACHE

INGREDIENTES
200 gr de chocolate branco;
100 gr de chocolate preto;
200 ml de natas;
3 colheres de sopa de manteiga.

PREPARAÇÃO
Derreta o chocolate em banho-maria. Leve as natas ao lume e quando começar a ferver adicione o chocolate derretido e a manteiga. Deixe repousar 2 minutos. Mexa até obter um creme uniforme. Deixe arrefecer até começar a espessar.

MONTAGEM

Depois do bolo completamente frio corte-o ao meio e recheie com metade da ganache. Cubra com a restante e decore a gosto.

Anúncios