Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 1 calzone grande

O calzone é um pastel de origem italiana mas muito popular no Brasil, onde também é conhecido como pão de piza ou piza dobrada. O recheio tanto pode ser doce como salgado mas tem sempre o feitio de meia-lua. Se não quiser fazer a passa pode usar massa de piza de compra, facilitando assim a sua preparação.

MASSA

INGREDIENTES
200 gr de farinha sem fermento;
2,5 gr de fermento seco de padeiro;
100 ml de água;
25 ml de azeite;
1/2 colher de café de sal;
película aderente.

PREPARAÇÃO
Aqueça ligeiramente a água (só deve ficar morna). Numa taça coloque a farinha, o fermento, o azeite, o sal e a água. Amasse até se despegar das mãos. Coloque numa taça, cubra com película aderente e deixe levedar.

RECHEIO

INGREDIENTES
1 lata de atum;
1 cebola pequena;
1 dente de alho;
1 ovo cozido;
6 azeitonas pretas;
1 colher de sopa de milho cozido;
1 tira de pimento assado de conserva;
20 ml de azeite;
sal e pimenta a gosto;
1 gema;
sementes de papoila (facultativo).

PREPARAÇÃO

Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Escorra e desfie o atum. Descaroce e pique as azeitonas. Descasque e pique o ovo cozido. Pique o pimento e bata a gema de ovo. Numa frigideira antiaderente coloque o azeite, o alho e a cebola. Leve a lume médio e vá mexendo para refogar, sem alourar. Adicione o atum, milho, azeitonas, pimento e ovo. Prove, rectifique de sal e tempere com pimenta. Deixe 1 minuto em lume brando mexendo sempre.

MONTAGEM

Forre um tabuleiro com papel vegetal. Estenda a massa e corte um círculo (pode usar um prato para ajudar). Com cuidado ponha a massa no tabuleiro. Coloque o recheio e dobre a massa, unindo as pontas. Pincele com a gema e polvilhe com as sementes de papoila. Leve ao forno até a massa estar cozida e dourada. Sirva o calzone morno.

Anúncios