Tempo: 3/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 6 doses.

O acompanhamento mais conhecido para a Carne de Porco com Massa de Pimentão são as Migas de Pão mas para que o resultado seja o pretendido deverão ser feitas com pão alentejano ou semelhante, o que nem sempre se consegue. A alternativa são as Migas de Batata que, apesar de menos divulgadas, não são inferiores em sabor, em minha opinião, claro!

INGREDIENTES
750 gr de lombo de porco, cortado em pedaços;
500 gr de entrecosto, cortado às tiras;
300 gr de entremeada, cortada em pedaços;
4 colheres de sopa de massa de pimentão;
6 dentes de alho;
1 folha de louro;
banha para fritar;
6 batatas grandes;
sal a gosto.

PREPARAÇÃO
De véspera, tempere a carne com a massa de pimentão, os alhos pisados com sal (é melhor provar um pouco da massa de pimentão, porque algumas são salgadas e nesse caso é preferível não acrescentar mais sal) e a folha de louro. Deixe a marinar durante a noite. Depois frite a carne na banha derretida. O lume deve ser médio/baixo para que a carne possa fritar sem queimar. Vá retirando a carne à medida que ficar frita. Guarde a gordura que ficar na frigideira (pingo) para fazer as Migas de Batata.
Pelam-se as batatas e põem-se a cozer em água fria, temperada com sal (cuidado para que mais tarde ao juntar o “pingo”, i.e., a gordura onde fritou as carnes, as batatas não fiquem salgadas). Depois de cozidas escorra a água, deixe sair todo o vapor. Passe grosseiramente as batatas (neste caso prefiro que fiquem com alguma textura), coloque-as num tacho e leve ao lume. Vá juntando o pingo e mexendo com uma colher de pau para envolver a gordura. Estão prontas quando se separarem das paredes do tacho.

Anúncios