Tempo: 3/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 14 doses.

Um pudim de Natal que há 25 anos o chefe Silva partilhou connosco. A única alteração que fiz foi acrescentar açúcar porque, não sei se por opção, na versão original não levava açúcar no pudim mas para o meu paladar fazia falta.

INGREDIENTES
200 gr de pão duro sem côdea;
100 gr de sultanas;
50 gr de pinhões;
150 gr de fruta cristalizada;
1 dl de vinho do Porto;
sumo e raspa de 1 laranja;
8 ovos + 2 gemas;
1 colher de chá de canela;
480 ml + 240 ml de leite;
6 + 4 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa (cheia) de amido de milho;
2 gotas de extracto de baunilha;
manteiga para untar a forma;
farinha para polvilhar a forma.

PREPARAÇÃO
Corte o pão em cubos o mais pequenos possível assim como as frutas cristalizadas (se preferir já existem no mercado frutas cristalizadas cortadas em cubinhos, que pode utilizar). Misture os pinhões, as sultanas e a fruta cristalizada. Junte o sumo e a casca de laranja com a canela e o vinho do Porto. Bata 8 ovos com 480 ml de leite. Unte muito bem uma forma de buraco com manteiga e polvilhe-a com farinha. Espalhe no fundo da forma uma camada de cubos de pão e polvilhe com 2 colheres de sopa de açúcar. Por cima, coloque 1/3 da mistura de fruta cristalizada, sultanas e pinhões. Repita o processo até acabar o pão e a mistura de frutas (no meu caso deu para 3 camadas mas depende do tamanho da forma que usar. Deve usar as 6 colheres de sopa de açúcar, por isso se só fizer 2 camadas deverá polvilhar não com 2 mas sim com 3 colheres de sopa de açúcar os quadrados de pão). Deite a mistura de vinho do Porto, canela, sumo e raspa de laranja sobre o pão. Em seguida regue com os ovos batidos com o leite, cobrindo todo o preparado. Deixe 30 minutos a repousar para hidratar o pão. Entretanto aqueça o forno a 180ºC e passados os 30 minutos leve o pudim a cozer em banho-maria. Depois de cozido, retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.
Para o molho que cobre o pudim, misture 2 gemas com 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa (cheia) de amido de milho. Adicione 240 ml de leite morno, 2 gotas de extracto de baunilha e, com uma vara de arames, misture tudo. Leve a lume médio, mexendo sempre até engrossar. Se preferir um molho menos espesso deverá reduzir a quantidade de amido de milho para 1 colher de sopa, rasa e não cheia. Cubra o pudim e enfeite a gosto.

Anúncios