Tempo: 5/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 30 unidades

Faço estas empadas há muitos anos, sempre com bons resultados. Apesar de trabalhosas e demoradas, valem bem a pena o tempo que demoram a fazer. Pode congelá-las antes de as cozer, retirando-as do congelador 30 minutos antes de as colocar no forno. Acompanhadas de uma salada, são uma refeição ligeira muito saborosa.

RECHEIO

INGREDIENTES
1 frango do campo grande;
75 gr + 50 gr de toucinho;
1/2 chouriça;
800 ml de água;
2 cebolas médias;
4 dentes de alho;
2 cravinhos;
6 grão de pimenta preta;
2 folhas de louro;
1 ramo + 10 gr de salsa;
sal a gosto;
200 ml de vinho branco;
100 ml de vinagre de vinho branco;
sumo de 1 limão.

PREPARAÇÃO
Corte o frango aos pedaços e coloque-o num tacho, juntamente com as cebolas, os cravinhos espetados numa cebola, os dentes de alho, os grãos de pimenta, o louro, a salsa, 75 gr de toucinho, 1/2 chouriça, o vinho branco, o vinagre e a água. Tempere de sal e deixe 15 minutos a tomar gosto. Leve a lume médio, vá retirando a espuma que se forma à superfície e, quando o frango estiver cozido retire do lume. Deixe o frango dentro do caldo, juntamente com os temperos, de um dia para o outro. Depois, retire a gordura que se formou à superfície e reserve. Coe o caldo e reserve. Com as costas de uma colher desfaça os temperos, ficando com uma espécie de nata. A esta nata misture o sumo de limão e 3 colheres de sopa de caldo. Corte o frango aos pedacinhos (não deve ser picado) e adicione-lhe 10 colheres de sopa de caldo. Pique a chouriça e o toucinho cozidos. Numa picadora, pique 50 gr de toucinho cru com 10 gr de salsa.

MASSA

INGREDIENTES
600 gr de farinha sem fermento;
umas pitadas de sal;
2 colheres de sopa da gordura onde cozeu o frango;
1 colher de sopa de banha;
1 colher de sopa de margarina;
25 colheres de sopa de caldo de frango;

PREPARAÇÃO
Amasse todos os ingredientes, juntando o caldo aos poucos pois poderá ser necessário acrescentar mais caldo ou nem sequer usar as 25 colheres indicadas. Deixe repousar a massa 15 minutos.

MONTAGEM

INGREDIENTES
1 ovo;
banha para untar as formas;
farinha para polvilhar as formas;
farinha para polvilhar a superfície onde vai estender a massa;
2 colheres de chá da nata dos temperos, para cada empada.

PREPARAÇÃO
Comece por untar as formas com banha e polvilhá-las com farinha. Depois polvilhe uma superfície com farinha e, com o rolo, estenda pequenas porções de massa. Forre as formas. Recheie com o frango, junte uns pedacinhos de chouriça e toucinho cozidos, 1 colher de café da mistura de salsa e toucinho crus e 2 colheres de chá da nata dos temperos. Numa superfície polvilhada com farinha, estenda porções de massa mais pequenas para tapar as formas. Una as pontas da massa. Bata o ovo com um garfo e pincele as empadas. Leve as empadas a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC. Depois da massa cozida e dourada, deixe-as arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

Anúncios